Silvio Santos é conhecido por ter “bom gosto” na televisão, e fazer muitas escolhas inteligentes, mas por pouco, o dono do Baú não deixou de lado a série de maior sucesso da história do SBT. Se em 1981 você apresentasse para Silvio Santos a série”El Chavo del Ocho”  e não mencionasse o seu sucesso, o dono do Baú iria reprovar.

Silvio Santos reprovou

cropped-pdvd664.jpgEm 19 de agosto de 1981, entrava no ar a TVS que, alguns anos depois, se tornaria o SBT. Para complementar a programação da recém-formada emissora, Silvio Santos analisou vários pacotes de programação oferecidos por emissoras estrangeiras. Dentre eles estava o da Televisa, com boas produções a baixo custo. A programação só poderia ser vendida por completo com todos os programas, sendo que, no meio dessa programação, estava o seriado “El Chavo Del Ocho” que não agradou a nenhum diretor do SBT, nem mesmo a Silvio Santos. Fontes afirmam que Silvio só aceitou adquirir a série após saber do sucesso que ela fazia em toda América Latina, mas particularmente não gostou.

“Chaves” foi ao ar pela primeira vez em agosto de 1984, no programa do palhaço Bozo. O primeiro episódio foi “Caçador de Lagartixas”. Com o sucesso aumentando, três anos depois, a série ganhou horário próprio, sendo exibido às 12h30. Em 1988, “Chaves” estreou no horário nobre exibindo apenas episódios inéditos. Logo começou a ameaçar a audiência das outras emissoras.

No final de década de 90, alguns diretores do SBT achavam que o seriado estava servindo de empecilho, já que estava no ar há vários anos, e vinha sendo bastante reprisado. Assim começaram os problemas. “Chaves” mudava constantemente de horário sem aviso prévio, e muitas vezes, foi retirado do ar. Essa também não seria a única vez que isso aconteceria. Recentemente, o SBT tentou algumas vezes tirar o seriado do ar para encaixar uma atração inédita, mas nenhum outro conseguiu se consolidar e atingir índices melhores.

Controvérsias

Desde 2011, o SBT exibe os “Episódios perdidos” do “Chaves”, episódios inéditos que não haviam ido ao ar. Apesar de levar ao ar mais estes episódios, além de outros “semelhantes”, os fãs do seriado não estão completamente satisfeitos. Recentemente, um fã-clube alegou que a emissora esconde quase 50 episódios. Os aficionados pela atração acreditam que o canal guarde essas relíquia para exibir em um momento mais oportuno. O SBT afirma que alguns episódios não vão ao ar porque estão com qualidade de som e imagem prejudicadas, mas para o fã-clube isso não é “desculpa”. “A Televisa [emissora do México que produziu o programa] dispõe desses episódios com qualidade perfeita. Basta um simples telefonema e as imagens chegam limpas e restauradas, conforme ocorreu com boa parte dos semelhantes e com os episódios inéditos atualmente no ar”, declarou o presidente de um fã-clube. Atualmente, o SBT exibe 220 episódios de “Chaves” gravados entre 1972 e 1979, sem contar os inéditos.

Com ou sem controvérsias, um fato é que o Seu Madruga, Quico, Dona Florinda, Chiquinha, Senhor Barriga, Dona Clotilde, Professor Girafales, Chaves e outros que participaram da série, marcaram uma geração aqui no Brasil, e o grande responsável por isso foi o SBT.

Anúncios